Na noite de ontem, dia 18 de outubro, às 22h10, o 5º Pelotão de Bombeiros atendeu um incêndio em uma madeireira localizada na Avenida Marciano Pires, em Patrocínio.
Durante o retorno de outra ocorrência, os militares observaram uma fumaça saindo do pátio da empresa e verificaram um princípio de incêndio em fase de crescimento em uma das pilhas de madeira nos fundos do depósito.
A carga de incêndio apresentava um risco alto, superior a 1200 MJ/m².
Diante da situação emergencial, os bombeiros arrombaram o cadeado do portão de entrada e adentraram o pátio.
Como a equipe não estava equipada com recursos hídricos, devido a um atendimento de vistoria de enxame de insetos, iniciaram o método de retirada do material inflamável para evitar a propagação do fogo até a chegada do Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS).
O incêndio evoluiu rapidamente, dado que se tratava de combustível sólido, queimando volumetricamente.
Quando o ABTS chegou ao local, os militares equiparam-se com Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR) e armaram uma linha adutora com duas linhas de ataque, realizando o resfriamento e a ventilação hidráulica para retirar a fumaça tóxica, proveniente da queima de madeira tratada com produtos químicos.
Por volta de 1h10, o incêndio foi controlado, evitando que todo o estabelecimento fosse atingido.
Aproximadamente 700 mourões foram comprometidos pelas chamas.
Após o controle do fogo, os bombeiros realizaram o rescaldo, resfriando a madeira e removendo o material queimado para outro local, eliminando o risco de reignição.
A causa do incêndio não pôde ser determinada e foram utilizados cerca de 20 mil litros de água no combate às chamas.
CBMMG