Nem bem o clima das eleições municipais esfriou, e Patrocínio já começa a ferver com nomes que poderão disputar as cadeiras no Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa em 2026.
A movimentação não é surpresa, afinal, no universo político, o próximo pleito é assunto constante, e a corrida já começou.
No campo das pré-candidaturas ao Senado, o nome de Greyce Elias (Avante) surge como uma das possíveis apostas.
A deputada federal ainda não descartou totalmente a ideia de seguir para o Senado, mas, caso decida buscar mais um mandato como deputada, pode lançar seu irmão Nikolas Elias como candidato a deputado estadual.
Outro possível concorrente ao Senado é Welington Prado, do Solidariedade, que, mesmo sendo de fora, articula sua base na cidade através de Thiago Malagoli e sua atuação na área da saúde.
Elismar Prado, também do Solidariedade, já começa a se movimentar para uma candidatura a deputado Federal, fortalecendo a base do irmão Welington.
Para a Assembleia, Thiago Malagoli também planeja uma candidatura forte, contando com a parceria dos irmãos Prado para reforçar sua campanha.
Outro que pode buscar novamente um mandato na Câmara Federal é Zé Vitor (PL), de Araguari, que deverá manter a parceria com Maria Clara Marra.
A deputada estadual enfrentou uma grande derrota nas urnas ao apoiar o segundo colocado na eleição para prefeito de Patrocínio, mas ainda conta com apoio do grupo político de sua família.
No entanto, seu histórico de votações contra os servidores públicos pode pesar na sua campanha, além do desgaste do grupo da família Marra que é enorme, rejeição impressionante e que só não foi pior por estarem com a máquina pública nas mãos.
Na cidade vizinha de Patos de Minas, a deputada estadual Lud Falcão pode se lançar como candidata a deputada federal, contando com o apoio do marido Falcão, prefeito reeleito com mais de 85% dos votos, o cara é um fenômeno.
Ela também poderá receber apoio do recém-eleito prefeito de Patrocínio, Gustavo Brasileiro, que saiu fortalecido nas urnas com mais de 28 mil votos, consolidando-se como um dos principais nomes do cenário político local.
O cenário em Patrocínio ainda conta com nomes fortes que podem disputar uma cadeira estadual, como Leandro Caixeta, Professor Gilberto Pereira, Professor Eric Fernando, V10 e outros são possibilidades.
Porém, a grande quantidade de candidatos do município preocupa algumas lideranças, que já temem uma fragmentação de votos.
Com isso, surge um pequeno risco de Patrocínio ficar sem representação em Belo Horizonte e até em Brasília, algo que poderia ser evitado com uma boa articulação entre os líderes locais. Eric Fernando já afirmou que sairá como candidato a deputado Estadual.
Olho no cenário nacional
Enquanto a corrida de 2026 se desenha em Patrocínio e região, o cenário nacional também já começa a se moldar.
Com a possibilidade de Lula não disputar a reeleição, o PT deve buscar outro nome para liderar a campanha presidencial.
Entre as possíveis candidatas, surge Gleisi Hoffmann, presidente do partido.
Por outro lado, Tarcísio de Freitas desponta como nome forte pelo Republicanos, e o PL estuda lançar Michele Bolsonaro caso a inelegibilidade de Jair Bolsonaro não seja revertida.
O empresário Pablo Marçal também afirmou que será candidato, mas ainda não definiu partido.
Assim, enquanto muita coisa ainda pode acontecer até 2026, as articulações e conversas de bastidores já estão a todo vapor, e os eleitores da região de Patrocínio vão acompanhar de perto esses próximos passos.
Afinal, o próximo pleito promete trazer novas alianças e disputas acirradas tanto na política local quanto nacional.
É demais ter que ver isso professor Gilberto mamou nas teras do Deiro quase oito anos a hora que viu que perdia mudou de lado ai é falso com força
Eric gostaria muito de ver você como Secretário de Esporte. Fiquei sabendo que poderia ser você. 🙂↕️Porém, infelizmente creio que o Gustavo deva escolher o Marcão. Uma perca muito grande não ser você
Quem sabe ainda pode ser eu né? Mas o esporte vai ser revolucionado nessa cidade.
Não, o Marcão não será secretario de esportes não.
Abraço.