
O Programa Itinerante “Arte Viva” vem mudando realidades ao promover educação e inclusão social através da arte. Com uma equipe comprometida de 13 professores, a iniciativa já alcança 3.600 alunos em 46 instituições, oferecendo aulas em nove diferentes modalidades artísticas.
Capoeira, ballet, musicalização (com instrumentos como acordeon, flauta e violão), pintura em tecido, desenho artístico, arteterapia, jazz contemporâneo, corte e costura, além da musicalização voltada para crianças atípicas, compõem as atividades ofertadas. Esta última modalidade, uma das grandes novidades do projeto, reforça o compromisso do programa com a inclusão de todos.
As ações do “Arte Viva” se espalham por importantes instituições sociais e educacionais, como APAD, APAE, Casa da Menina, Lar da Criança, União Fraterna, Patronato, CASI, CRAS, além de centros de educação infantil e escolas municipais.
Buscando expandir seu alcance, o programa implantou recentemente um projeto piloto na Zona Rural. O Centro Comunitário de Silvano foi o escolhido para receber um Curso de Canto Coral Adulto, iniciativa que abre novas perspectivas culturais para a comunidade rural.
Com visitas diárias às instituições atendidas, a equipe do “Arte Viva” garante o acompanhamento constante dos alunos, assegurando a qualidade das atividades e estimulando o desenvolvimento artístico e pessoal de cada participante.
Ao levar cultura, arte e inclusão a centenas de crianças, jovens e adultos, o Programa Itinerante “Arte Viva” reafirma a importância da educação artística como ferramenta de transformação social. Um projeto que planta hoje as sementes de um futuro mais criativo, igualitário e cheio de possibilidades.