Durante períodos de chuvas intensas, quedas de energia elétrica podem causar danos a aparelhos eletrônicos e prejuízos na conservação de alimentos e medicamentos.
No entanto, consumidores têm direito ao ressarcimento por danos e à compensação financeira, conforme prevêem as normas reguladoras.
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informa que é possível solicitar reembolso referente ao conserto ou substituição de produtos danificados devido a falhas na rede elétrica.
Para isso, é necessária a análise técnica, que pode incluir vistoria no local e a avaliação de documentos e evidências.
O prazo para retorno sobre a solicitação segue os critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Além disso, a distribuidora oferece compensação financeira automática na fatura quando o tempo de interrupção de energia ultrapassa os limites definidos pelos indicadores de continuidade da Aneel.
Medidas preventivas podem evitar danos
Para evitar prejuízos, especialistas recomendam desconectar aparelhos eletrônicos da tomada durante tempestades, reduzindo o risco de danos causados por descargas elétricas.
O uso de equipamentos de proteção, como para-raios, no-breaks e filtros de linha, também contribui para a segurança dos dispositivos.
Consumidores podem relatar danos ou interrupções prolongadas diretamente pelo serviço de teleatendimento da Cemig, pelo número 116, ou pelo portal Cemig Atende Web.
Os mesmos canais atendem emergências relacionadas a quedas de energia e riscos à segurança da população.