fbpx
Política

Apuração das urnas em Patrocínio revela abstenção de quase 19% foram 11.932 pessoas que deixaram de participar do pleito.

Abstenção atinge 18,57% em Patrocínio, com quase um quarto do eleitorado não escolhendo candidato, embora a taxa tenha diminuído em relação a 2020

Com 100% das urnas apuradas, os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicam que 18,57% dos eleitores aptos a votar no primeiro turno das eleições municipais em Patrocínio não compareceram às urnas.

Isso corresponde a 11.932 pessoas que deixaram de participar do pleito.

Dos 52.319 eleitores que compareceram, 6,4% votaram em branco ou anularam seus votos, totalizando 1.424 votos brancos e 1.927 nulos.

A soma dos eleitores que não foram votar, anularam ou votaram em branco revela que 15.283 cidadãos, ou 23,79% do eleitorado, não escolheram nenhum candidato para prefeito.

A maior parte dos eleitores, 93,6%, votou efetivamente em algum dos candidatos, o que corresponde a 48.968 votos válidos.

A abstenção e os votos inválidos refletem uma significativa parcela de eleitores que, por diferentes motivos, não se sentiram representados ou optaram por não participar ativamente da escolha do próximo gestor da cidade.

Os resultados mostram a importância de estratégias para aumentar o engajamento do eleitorado, reduzindo a abstenção e incentivando a participação cidadã nas próximas eleições.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo