A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu, nessa sexta-feira (1/11), o inquérito que apurou o abuso sexual contra uma criança e efetuou a prisão preventiva do investigado, de 49 anos, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Na ação, a equipe policial também cumpriu mandado de busca e apreendeu o celular do homem, que foi indiciado por estupro de vulnerável.
A investigação realizada pela Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) em Sabará, teve início em maio deste ano, quando a vítima compareceu à delegacia e informou que havia sido abusada sexualmente dos 11 aos 13 anos pelo primo da mãe dela. Os crimes teriam sido praticados entre 2018 e 2021.
De acordo com a delegada Joana Miraglia, responsável pela investigação, foram ouvidas vítima, testemunhas e familiares dos envolvidos no curso da investigação.
“A vítima relatou que quando tinha 11 anos o investigado passava a mão nela, tendo começado a obrigá-la a manter conjunção carnal com ele quando ela completou 12 anos. Segundo a menina, o investigado a ameaçava, dizendo que se ela contasse para alguém, ele iria ‘chamar uns conhecidos para sumirem com ela’”, além de ameaçar a mãe e a avó dela”, pontuou.
Ainda, pelo depoimento das testemunhas, o suspeito tem problemas psiquiátricos, e em 2014 ele foi investigado por estupro de vulnerável de uma outra sobrinha, de 7 anos à época dos fatos.
“Disseram que o investigado chegou a ficar internado em um hospital psiquiátrico por cinco anos e o médico teria dito aos familiares que o investigado era pedófilo e por isso não poderiam deixar crianças perto dele”, salientou Miraglia.
“Considerando a gravidade dos fatos narrados, o histórico de ocorrências similares, os depoimentos das testemunhas e a afirmação do médico sobre o homem ser pedófilo e não poder ter contato com crianças, foi representada pelo incidente de insanidade mental do investigado, bem como pela prisão preventiva”, concluiu a delegada.
Por meio de uma operação policial com 11 policiais civis, entre a equipe da Deam de Sabará e da 1ª Delegacia de Polícia Civil em Sabará, o mandado de prisão preventiva do suspeito foi cumprido na residência dele, local conhecido por ser ponto de comércio de drogas.
Fonte: PCMG